top of page

Twitter cria ferramenta contra a desinformação que permite a usuário contextualizar postagens

Por enquanto, painel chamado de Birdwatch está disponível apenas nos EUA. No futuro, comentários podem afetar a maneira como as pessoas recebem os tuítes e as recomendações.


O Twitter anunciou nesta segunda-feira (25) a introdução da Birdwatch, uma ferramenta que permite aos usuários identificar informações falsas em postagens e fornecer um contexto informativo.

Ainda em projeto piloto, o painel está disponível apenas nos Estados Unidos. A empresa disse que pretende tornar as notas visíveis para o público em geral no Twitter, quando houver um "consenso de um amplo e diversificado grupo de colaboradores". Por enquanto, os comentários sobre as postagens estão em um link externo, disse a rede social, em comunicado.


"Essas notas estão sendo intencionalmente mantidas separadas do Twitter por enquanto, enquanto criamos o Birdwatch e ganhamos confiança de que ele produz um contexto que as pessoas consideram útil e apropriado", afirmou o Twitter.


Além de trazer a contextualização sobre o assunto, os comentários afetarão a maneira como as pessoas recebem os tuítes e as recomendações da plataforma.

Dados públicos

O Twitter informa que todos os comentários feito na Birdwatch estarão disponíveis para visualização e download. A empresa disse que também pretende divulgar o código de algoritmo que for desenvolvido com o passar do tempo - o código inicial da plataforma já está disponível.


Fonte: G1

21 visualizações0 comentário
bottom of page