top of page

Mulheres e tecnologia: conheça 4 que revolucionaram o mercado tecnológico


Você sabia que, apesar do mundo viver uma revolução tecnológica nos dias de hoje, ainda existem muitas diferenças quando falamos de homens e mulheres que trabalham nessa área? Pois é… Na modernidade atual, mulheres e a tecnologia ainda caminham a passos muito menos largos quando se comparado ao lado masculino. Mas fica a pergunta: por que isso acontece?

Não há como negar que ao entrar em uma faculdade de tecnologia, por exemplo, a primeira impressão é a de uma sala repleta de alunos, e não de alunas. No mercado de trabalho, então, isso fica ainda mais evidente. Esse é um dos fatores que faz com que muitas mulheres desistam da área: o fato de ainda ser um campo altamente masculino pode fazer com que elas sintam-se um tanto isoladas.

Porém, engana-se quem acha que as mulheres não têm papel fundamental em TI. Muito pelo contrário: há anos elas vêm fazendo história na tecnologia. Por isso, listamos 4 mulheres que revolucionaram o mundo. Fique conosco e confira!

1. Ada Lovelace

Incentivada desde pequena por sua mãe cientista a se destacar na matemática, Ada Lovelace é considerada a primeira programadora de computador! E tudo por conta de seus esforços na criação do primeiro algoritmo que foi processado por uma máquina.

Foi ela quem fez a máquina de Charles Babbage, em Londres, ser capaz de computar os valores de muitas funções matemáticas. Hoje, com certeza não teríamos tantas facilidades quanto a isso se não fosse pela “ajudinha” de Ada!


2. Grace Hopper

Conhecida como a Rainha da Computação, eis aqui mais uma mulher que fez toda a diferença no mundo tecnológico. Para você ter uma ideia, Grace Hopper foi uma importante cientista da computação, atuou como almirante da Marinha dos Estados Unidos e ainda criou o primeiro software de computador!

Além disso, na sua lista de conquistas figura a criação de uma linguagem de programação que foi a base para o COBOL, programa de computador voltado para negócios. Ah, e a expressão que se usa até hoje, “bug”, também foi criada por ela.



3. Hedy Lamarr

Já pensou em viver sem Wi-Fi? Difícil, não é mesmo? Então é hora de agradecer aos esforços da austríaca Hedy Lamarr que, junto a George Antheil, foi quem inventou o sistema base para os telefones celulares dos dias de hoje. Tudo isso graças a um trabalho feito durante a Segunda Guerra Mundial, em invenções nos canais de frequência para despistar inimigos.

Anos depois, essa criação facilitou o desenvolvimento das redes Wi-Fi e também o Bluetooth, além da tecnologia GPS. O mais curioso é que, andando lado a lado com toda essa criatividade para tecnologia, Hedy ainda virou uma estrela de cinema conhecida mundialmente.

4. Rachel Zimmerman


As maiores invenções da tecnologia não foram criadas apenas por mulheres adultas. As jovens também tiveram papel fundamental nesse cenário, como é o caso de Rachel Zimmerman. Foi ela quem criou, aos 12 anos, a Impressora Blissymbol, importantíssima para ajudar aqueles que têm dificuldade para se comunicar.

O programa de software passou a gravar os pensamentos dessas pessoas e transmitir mensagens via e-mail com o auxílio dos símbolos da Impressora Blissymbol, que, ao final, traduzia tudo para a linguagem que conhecemos.

Dá para acreditar que tudo isso começou com um projeto para a feira de ciências? A Rachel começou seu projeto na escola, chegando à Exposição Mundial dos jovens inventores e ao prêmio YTV Television Youth.

Esses são apenas alguns exemplos de incríveis mulheres que atuaram na tecnologia para que você veja a importância do lado feminino nas criações e desenvolvimento da era em que vivemos. Mais do que nunca, incentivar meninas e mulheres a aprender mais sobre programação e robótica é, sem dúvidas, lembrar desses grandes nomes e formar cidadãs que têm tudo para fazer ainda mais diferença no mundo!

47 visualizações0 comentário
bottom of page